Roda de Diálogos

Participação do Fundador e Encenador da Cia. Teatro Doc Marcelo Soler, na roda de diálogo: "Teatro do Oprimido - governo, formação e movimento" em virtude do lançamento do livro Dodi Leal.
Além de aproveitar a oportunidade para compartilhar as experiências da Cia. Teatro Documentário incentivadas pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, Soler apresentou ao público presente as ideias que fundamentam o histórico do grupo, a partir das influências do Teatro do Real proposto por Augusto Boal. Questões como a abordagem da escrita teatral para atores e não atores foram trazidas à tona, como formas de se conceber política e esteticamente o teatro.
Com entrada gratuita, o TUSP promoveu, no dia 29 de janeiro, o lançamento do livro Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido – marcas da arte teatral na gestão pública, do pesquisador Dodi Leal. Editado pela editora Hucitec, a publicação faz parte da coleção Pedagogia do Teatro. No lançamento houve uma apresentação teatral Samba para construção do Coletivo Nóis na Mala e a roda de diálogo Teatro do Oprimido – governo, formação e movimento,com a presença de Dodi e dos pesquisadores Nílcia de Paula e Marcelo Soler.
Se como bem nos lembra Ingrid Dormin Koudela no texto “O Ato Estético Coletivo” Theatron de onde se origina a palavra teatro, era “para os gregos, o lugar de onde se vê (o edifício teatral), enquanto a palavra 'drama' deriva no seu sentido original da palavra grega 'drão', cujo significado está relacionado com o princípio do sujeito envolvido em uma ação” (KOUDELA, I. D. . O ATO ARTÍSTICO COLETIVO. In: SEMINARIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO, 1999, MONTENEGRO. FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. MONTENEGRO / RS : FUNDARTE, 1999. v. 1. p. 29-36 ). 
 À Cia. Teatro Doc. interessa pensar os múltiplos lugares, sujeitos e formas envolvidos nas ações estéticas e pedagógicas nas quais se desenvolvem as expressões dramáticas.